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Os brasileiros empreendedores sempre trabalharam por conta própria e muitos sem ter formalização. Recentemente, com a criação do MEI, ficou menos burocrático abrir seu próprio negócio e junto a isso existem muitos benefícios.

Com a formalização, é possível adquirir credito para investir na sua empresa, auxílio maternidade, auxílio doença, previdência e emitir notas fiscais. Esta última se torna uma obrigação e deve ser feita com muito cuidado para que não haja nenhum deslize que comprometa a saúde financeira do seu negócio.

É imprescindível saber como emitir as notas fiscais de maneira correta e estando de acordo com seu ramo de atividade e a cidade onde se localiza seu empreendimento.

Mas por que emitir notas fiscais?

A nota fiscal é um documento que registra a entrada e saída das mercadorias ou até mesmo da prestação de um serviço. Isso facilita a vida do vendedor e do consumidor também, além de possuir uma validade jurídica. Emitir as notas se torna um diferencial neste mercado tão competitivo.

Já vimos alguns casos de clientes não fecharem negócio por não terem acesso à nota fiscal, pois de alguma maneira precisam apresentar algum comprovante. Em resumo: não é nada legal perder um negócio por conta disso.

Mas como eu gero as notas fiscais?

Caso você opte pela nota fiscal Avulsa, saiba que ela é vinculada à Secretaria da Fazenda e primeiramente será necessário fazer uma solicitação e após isso órgão responsável em sua cidade. Mas existe outra opção que é a retirada das notas de maneira online, mas não é disponível para todos os estados. Nestes casos, você emite a Nota Fiscal Eletrônica através de programas gerenciadores e pode acessá-los através de um certificado digital ou por uma senha de acesso.