
Entenda os passos da sua empresa no que diz respeito à Assessoria Contábil
Estamos vivendo um pós-era. Assim como o pós-Revolução Industrial, onde os processos manuais e a manufatura foram substituídas pelas máquinas mecânicas, hoje deixamos de ser surpreendido pela tecnologia e convivemos tranquilamente com elas.
Empresas de tecnologia têm se tornado tendência no mundo empresarial e até mesmo as empresas que não trabalham diretamente com o setor tecnológico se vêem necessárias a implantar a tecnologia para tornar os seus processos de produção e desenvolvimento mais dinâmico.
Com isso, o status de empresa inteligente, que sabe utilizar a tecnologia e gerar resultados a empresa, tem sido almejado por todos empresários, independentemente do setor.
Vide isso, a assessoria contábil em cena. Muitas vezes utilizada justamente para uma condução de balanços e fechamentos financeiro, a condição estratégica por meio dos volume de dados fornecidos de forma massiva com a tecnologia faz com que assessoria contábil conduza a sua empresa para o stauts de empresa inteligente.
Mas, para isso, você precisa entender que existe alguns estágios que a sua empresa passa para chegar a esse status.
Primeiro
O primeiro estágio é o mais comum nas empresas: ligue o computado no tradicional Excel. As vezes as inovações tecnológicas acabam enfeitando os processos, sendo que as empresas necessitam de algo mais dinâmico. E um desses processos mais dinâmicos é justamente o, amado por alguns e odiado por outros, Excel. Lá você despeja de forma prática todas as informações que necessita, dentro do contexto de assessoria contábil, de forma organizada e rápida para atualizar, contabilizar, encontrar, enfim…
Segundo
A partir do momento, em que tudo está organizado no Excel, é importante que a empresa tenha um banco de dados fragmentado por setor e/ou departamento. Esse sistema é privilegia a segurança e o espaço para inclusões de novas estratégias e afins.
Terceiro
É no terceiro estágio que a assessoria contábil começa a colocar a mão na massa. Se você bem reparou, os dois primeiros estágios tendem a organizar as informações, primeiramente de forma mais ampla, usando o Excel, já na segunda de forma mais interna, com banco de dados permeando a comunicação interna entre deparamentos.
Com todos os departamentos tendo a sua comunicação de informações de forma individual, a assessoria contábil vai organizar estratégias diretas em conjunto, primeiramente com os departamentos e, posteriormente, de forma geral, sendo dela a total responsabilidade em potencializar a estratégia em resultados positivos para a empresa.
Quarto
Com toda a organização de informações nas mãos, a assessoria contábil vai ter em mãos informações 360º acerca do seu negócio como um todo.
- Produto: você vai ter em mão plena convicção daquilo que comercializa;
- Cliente: você vai ter a consciência de como o seu cliente em potencial pensa e age.
- Concorrência: você vai partir na contramão dos pontos fortes da sua empresa e ir contra os seus pontos fracos, sendo a pedra na vidraça deles e com o conhecimento do produto, protegendo a sua vidraça;
- Mercado: o supra sumo do conhecimento geral da empresa.
Por isso, muito maior do que ter em mãos a melhor das tecnologias, a assessoria contábil se faz fundamental para que venha extrair o melhor de todas as informações do mercado e potencializando os resultados da sua empresa, gerando resposta financeira.
Resumo:
Bem, acho que você já entendeu a importância da assessoria contábil para que a sua empresa seja inteligente. Então, ao priorizá-la cabe a você colocá-la à frente da escolha dos sistemas de informação que vão auxiliá-las. São eles:
- Big Data
- Voice Bots
- Telemetria
- Realidade aumentada
- Internet das Coisas
- Inteligência Artificial
Obs: Cada mercado engloba-se melhor com um determinado sistema de informação, justamente por isso é importante que a assessoria contábil esteja na frente dessa decisão.